Grupo Pereira reforça seus compromissos com o meio ambiente e responsabilidade social
Sétimo maior grupo varejista do país promove um balanço das ações de sustentabilidade em 2023, ano em que se destaca como agente transformador no varejo brasileiro
Com 116 unidades de negócios e quase 19 mil colaboradores distribuídos por diversos estados do país, o Grupo Pereira, sétimo maior grupo varejista do Brasil, reforça seu compromisso com o meio ambiente e a responsabilidade social em vários âmbitos. Com o propósito de ser um bom lugar para passar a vida, o Grupo vem aplicando suas práticas sustentáveis desde 2019, transformando as pessoas e o ambiente ao seu redor. Os resultados, até o final de 2023, reitera o papel fundamental da companhia de uma abordagem responsável nas frentes em que atua.
Dentre os projetos no âmbito social, desenvolvidos pelo Grupo Pereira, estão desde as iniciativas de inclusão e diversidade voltadas à empregabilidade de pessoas 50+, imigrantes e refugiados, PCD’s e presos do regime semiaberto, até ações beneficentes como troco solidário, doação de alimentos e programas de desenvolvimento e bem-estar de seus colaboradores. Já nas ações voltadas ao meio ambiente, destaca-se o emprego de energia limpa, reciclagem de resíduos e preservação ambiental.
Entrega do Troco Solidário para a AMATI
Compromissos Sociais: Diversidade, inclusão e solidariedade
Compromisso com a diversidade, empregando 2,4 mil colaboradores com 50 anos ou mais – mais de 12% de seu quadro de funcionários, bem acima da média nacional -, sendo o primeiro varejista do país a ser certificado com o selo norte-americano Age Friendly Employee.
Inclusão profissional de pessoas com deficiência física – PCD, ampliando continuamente estas equipes, amparado pelo Programa de Inclusão Profissional.
700 colaboradores imigrantes fazem parte do quadro do Grupo, sendo 580 deles refugiados de 18 nacionalidades distintas, fortalecendo a diversidade global dentro da companhia.
Reeducandos: o principal objetivo do projeto é ajudar na ressocialização e recolocação de detentos em regime semiaberto no mercado de trabalho, promovendo cidadania e, consequentemente, diminuindo a reincidência de crimes.
Iniciativas como o “Troco Solidário” já destinaram mais de R$18 milhões para mais de 500 instituições assistidas.
Ação como o “Carreira Acelerada” proporcionaram treinamento abrangente a cerca de 3.500 colaboradores, impulsionando o crescimento profissional.
“Clube da Bike”: mais de 3.000 colaboradores em 38 filiais aderiram ao programa de subsídio do Grupo Pereira para aquisição de bicicletas pelos funcionários, que promove a mobilidade sustentável e um estilo de vida mais saudável.
Doação de mais de 1.500 toneladas de alimentos em nossas regionais.
“GP Acolhe”: Atendimento especializado em saúde mental e social para 5,7 mil colaboradores em 2023, priorizando a saúde e o bem-estar.
Adoção de “cãolaboradores” nas lojas, um gesto solidário que já conta com mais de 60 cães assistidos com carinho e cuidado pelos funcionários e clientes.
Compromissos Ambientais: Um legado de sustentabilidade
Destinação responsável de mais de 15 toneladas de resíduos dos clientes para reciclagem.
Produção de 89 toneladas de adubo a partir de resíduos orgânicos e descarte apropriado de mais de 8 mil litros de óleo e 34 mil lâmpadas.
Cerca de 95% das lojas são alimentadas por energia eólica, a partir do Mercado Livre de Energia, enquanto a sede em Mato Grosso do Sul utiliza energia fotovoltaica.
O EcoPonto em Mato Grosso já recebeu 200 toneladas de materiais recicláveis em um ano de projeto que teve início em 2022, gerando mais de R$80 mil para instituições beneficiadas no Estado.
Patrocínio ao projeto “Limpeza dos Mares” desde 2017, que já retirou 165.3 toneladas de resíduos do fundo do mar, praias e costões do litoral catarinense com a participação voluntária de colaboradores.
Mais de 95 mil mudas de plantas foram entregues aos colaboradores contratados desde 2009, por meio do “Batismo Verde”, reforçando o compromisso com a preservação ambiental.
“Este balanço evidencia a sólida integração da sustentabilidade e a responsabilidade social nos valores do Grupo Pereira, reforçando nosso papel como um agente transformador na construção de um futuro mais sustentável e inclusivo”, finaliza Simone Cotta, Head de Comunicação Corporativa e ESG do Grupo Pereira.
Local destinado ao descarte de lixo para a reciclagem
Sobre o Grupo Pereira
Fundado em 1962, na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, o Grupo Pereira completou 61 anos de história em 2023. Atualmente, conta com 18 mil funcionários e 800 representantes comerciais autônomos nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal.
O Grupo Pereira tem mais 116 unidades de negócio, incluindo 30 lojas da rede de supermercados Comper, 56 lojas do Fort Atacadista (atacarejo), cinco filiais do Atacado Bate Forte (atacadista de distribuição), 19 lojas SempreFort (varejo farmacêutico), um broker, duas agências de viagens e dois postos de combustível. Além disso, o Grupo Pereira completa seu ecossistema de soluções ao incluir o braço logístico Perlog e os serviços financeiros da Vuon, que inclui o private label Vuon Card, com mais de 1 milhão cartões emitidos, além de seguros e assistência odontológica.
O Grupo Pereira é o primeiro varejista brasileiro a ser contemplado com o selo CAFE (Certified Age Friendly Employer), concedido pelo norte-americano Age Friendly Institute a empresas que promovem a contratação e retenção de funcionários 50+.
Com a missão de oferecer uma experiência de compra positiva por meio da excelência no relacionamento com clientes, fornecedores e funcionários, o Grupo Pereira também contribui para a sociedade por meio de diferentes programas socioambientais.