Além da expansão: como a operação de loja também ajuda o Grupo Pereira a crescer

Além da expansão: como a operação de loja também ajuda o Grupo Pereira a crescer

Conheça o Fort Campeche, de Florianópolis, que retrata os diferenciais da bandeira de cash & carry da empresa

Expansão é uma parte da história de sucesso do Grupo Pereira , que cresceu 17,6% em faturamento no ano passado, alcançando R$ 13,2 bilhões. A outra parte desse enredo está nas lojas, onde tudo acontece. Lá, o nome do jogo é sortimento, comunicação, processo e produtividade. Um dos exemplos de como isso ocorre na prática é a unidade do Fort Atacadista, marca de cash & carry da empresa, localizada no bairro Campeche em Florianópolis (SC).

Com  mais de 5.000 m² de área de vendas, a unidade é um símbolo para a empresa. No dia 23 de dezembro de 2021, um incêndio devastou a loja. Mas, com colaboração, foco e muito trabalho foi levantada uma unidade temporária no estacionamento até a reconstrução do espaço destruído pelo fogo. Graças a isso, foram mantidos os empregos dos colaboradores e, em julho de 2022, o atacarejo reabriu suas portas completamente renovado.

Hoje, a loja é destaque da bandeira no açougue e nos hortifrútis. As categorias e marcas são valorizadas pela comunicação em painéis de LED, e o sortimento carrega os itens mais importantes para o público que frequenta a unidade, com uma boa variedade de produtos de maior valor agregado. A SA+ Ecossistema de Varejo foi recebida na filial para uma visita na última semana por Ricardo Oliveira, gerente da loja, William Lins, subgerente da unidade, e André Luiz, responsável técnico pelo açougue. Confira o que encontramos por lá:

Açougue

seção do Fort Campeche é a nº 1 da marca. Oferece 45 cortes de carnes. Desse total, 41 são bovinos e 4 suínos. A garantia de qualidade vem de alguns fatores. Um deles é trabalhar com um fornecedor exclusivo em Santa Catarina – modelo replicado nos demais Estados em que a bandeira está presente –, o que permite maior acompanhamento e acesso rápido à produção em caso de a carne sair do padrão estabelecido.

A loja conta ainda com um manual, no qual estão descritos todos os processos e procedimentos que devem ser realizados desde o recebimento até a venda, passando pela manipulação, processamento e descrição de cada corte. O documento é ilustrado com fotos e rico em informações sobre o que pode e o que não deve ser feito. Todos esses detalhes contribuem para a padronização das carnes vendidas, tanto no Fort Campeche quanto nas demais lojas da bandeira.

Hortifrútis

A área de FLV (Frutas, Legumes e Verduras) da loja é outra que está no topo do ranking entre as filiais do Fort. Às quartas e quintas-feiras, a seção se transforma numa feira livre, com direito a barraca de pastel e presença de uma nutricionista para conversar e orientar os consumidores. Já na sexta-feira e no sábado, o destaque é a horta. Além disso, um dos produtos mais vendidos da seção é o cogumelo, muito procurado pelo público vegano para substituir os nutrientes oferecidos pelas carnes.

Comunicação

Com painéis de LED espalhados, a comunicação é um atrativo a mais na loja. Há até combinações da tecnologia em balcões de degustação, como o de queijos na seção de vinhos. Além de destacar marcas de fornecedores parceiros, também são utilizados para indicar a presença de produtos exclusivos da varejista nas gôndolas.

Valor agregado

O sortimento do Fort Campeche oferece diversas soluções para o cliente resolver sua compra. Isso inclui produtos de produção própria, como os da padaria, que funciona no sistema de self service. Já a seção de vinhos tem variedade para atender os diversos perfis de consumo. Há ainda sorvete da marca Bacio di Latte e azeites exclusivos, de importação própria.

Consumo na hora

Se o cliente quiser comprar uma bebida gelada dentro da loja, é só pegar o produto. E se já estiver no estacionamento, guardando as compras, ele também não vai ficar na mão. A unidade do bairro Campeche do Fort Atacadista tem duas soluções interessantes para os consumidores. Uma é uma geladeira que fica no meio da gôndola de cervejas. A outra é o Boteco Gelado, localizado no estacionamento.