Grupo Pereira emprega refugiados e imigrantes nas redes de supermercados
São 444 colaboradores só em Santa Catarina
O Grupo Pereira, sétimo maior grupo supermercadista do Brasil, é um exemplo de inclusão ao empregar 444 imigrantes e refugiados em suas lojas em Santa Catarina, incluindo redes como o Fort Atacadista.
Durante o mês que celebra o Dia Mundial do Refugiado (20 de junho) e o Dia do Imigrante (25 de junho), o Grupo Pereira reforça a importância da inclusão. Desde 2019, a empresa adota estratégias para a contratação de refugiados e imigrantes.
“Nos empenhamos em oferecer oportunidades para refugiados e imigrantes, reconhecendo a riqueza que diferentes culturas trazem para nossa equipe”, explica Paulo Nogueira, diretor de gente e gestão.
Atualmente, o grupo emprega 662 refugiados e 154 imigrantes de 17 nacionalidades em todos os estados. Santa Catarina lidera com o maior número de colaboradores, que ocupam cargos como operador de caixa, auxiliar de perecíveis e repositor, além de posições de liderança, como encarregado de loja e encarregado operacional.
Abraham Jesus Palomo Diaz, de 24 anos, chegou ao Brasil em 2018 fugindo da crise na Venezuela. Repositor no setor de líquidos desde setembro de 2023, ele se sente acolhido tanto pelos colegas quanto pela comunidade.
“Estou muito feliz aqui. As pessoas são muito acolhedoras e a hospitalidade ajuda muito os imigrantes. Em meu emprego, o mesmo, também me sinto acolhido”, completa.
Gabriela Alejandra González Vegas, de 22 anos, trabalha no Fort Atacadista de Canasvieiras desde 2023. Gestora de categorias, ela voltou a estudar Publicidade e Propaganda graças aos benefícios educacionais oferecidos pelo Grupo Pereira.
“O Brasil é um país que me ofereceu melhores oportunidades e qualidade de vida, com facilidade em obter as devidas documentações e melhores chances de crescer pessoal e profissionalmente”, elogia Gabriela.
Davide Torzilli, do Alto Comissariado da ONU para Refugiados no Brasil, destaca que 400 a 450 venezuelanos chegam ao país diariamente. O compromisso do Grupo Pereira com a diversidade não só enriquece o ambiente de trabalho, mas também oferece oportunidades reais de crescimento e desenvolvimento para refugiados e imigrantes.