Conheça as redes varejistas mais eficientes e que mais crescem

Conheça as redes varejistas mais eficientes e que mais crescem

Ranking IBEVAR-FIA avalia crescimento e eficiência operacional das redes varejistas em diversos segmentos. Essa eficiência é a resultante de duas medidas diferentes: a produtividade das lojas e a produtividade dos funcionários.

Os últimos anos têm sido desafiadores, principalmente para as operações varejistas. O isolamento social e as restrições impostas para enfrentar a pandemia produziram impactos significativos nos mais diferentes segmentos do varejo.

Apesar desse quadro, o faturamento nominal das 120 maiores empresas de varejo, listadas pelo Ranking IBEVAR–FIA cresceu 12,8% de 2020 para 2021, o que representa uma expansão real de aproximadamente 4% nesse período.

O grupo das cinco maiores, composto pelas empresas Carrefour, Assaí, Magazine Luiza, Via Varejo e Lojas Americanas se expandiram um pouco mais, ou seja, 4,5%.

Crescimentos muito expressivos

É importante destacar, entretanto, que quando se examina os segmentos separadamente, observa-se crescimentos de algumas empresas muito expressivos.

No segmento supermercados é digno de nota a expansão do Passarela 60,5%, Koch 41,8%, Superpão 38%.

Apenas para mencionar um outro importante segmento Eletroeletrônicos e móveis também se vê expansões vigorosa: Estok, 38,4% e Casa e Vídeo 32,9%.

Como salienta o Presidente da FIA Business School, Prof. Roberto Sbragia: “embora a crise tenha afetado duramente o varejo, esses números demonstram inequivocamente a capacidade de superação e a criatividade de algumas varejistas. Cada uma dessa experiência é digna de um estudo meticuloso”. 

Eficiência e produtividade

Além dos resultados referentes ao crescimento das vendas, o Ranking IBEVAR–FIA identifica as empresas mais eficientes em diversos segmentos do varejo. Essa eficiência é a resultante de duas medidas diferentes: a produtividade das lojas e a produtividade dos funcionários.

A partir de um algoritmo específico essas duas medidas de produtividade são compostas em um único indicador. Com base no comportamento das empresas nos diversos segmentos as varejistas foram classificadas em grupos. O grupo das mais eficientes foi designado com o índice 100 e todas as demais comparadas com esse conjunto.

Diferenças significativas

É interessante observar que há diferenças significativas entre as empresas. Por exemplo, no segmento de Supermercados a última da lista tem um índice de 26. Isto significa que a empresa é 74% menos eficiente no emprego das lojas e dos funcionários que as empresas do primeiro grupo (Carrefour, Assaí, GPA, Pereira, Zaffari, Makro, Formosa e Irmãos Boa).

Para o Prof. Claudio Felisoni de Angelo, Presidente do IBEVAR, ”o exame desse indicador ajuda a identificar os possíveis movimentos de fusão”.

Marcas que se destacam 

Conheça o resultado de algumas avaliações do Ranking IBEVAR–FIA:

Leia também textos que revelam as maiores marcas do varejo e também as empresas mais admiradas pelos consumidores e colaboradores. 

Além artigo que aborda os projetos pioneiros que se destacaram no Prêmio de Inovação no Varejo edição 2022.

Saiba mais informações na página do ranking.

Matéria Completa em: IBEVAR

Fonte: Redação IBEVAR